top of page
Buscar

INFILTRAÇÃO DE JOELHO

Atualizado: 7 de dez. de 2023


ÍNDICE









O QUE É A INFILTRAÇÃO ARTICULAR DO JOELHO?


Infiltração é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo injetar medicamentos em algum local. Define-se por ser uma infiltração articular quando injetamos o medicamento dentro de uma cavidade articular. A cavidade articular funciona como uma bolsa que contorna a junta do joelho, como demonstrado na foto abaixo. Infiltração de joelho é quando infiltramos medicamento dentro da articulação do joelho.






Na imagem acima à esquerda tem a articulação do joelho e na imagem da direita por onde a agulha precisa entrar para aplicação articular do medicamento.



COMO É FEITO ESTE PROCEDIMENTO?


A infiltração de joelho pode ser realizada no consultório ou no centro cirúrgico quando associado a outros procedimentos. Pode ser feito com ou sem anestesia, a depender do medicamento e local por onde vai ser feito o procedimento

A utilização de aparelho de ultrassonografia é uma forma de otimizar o procedimento e certificar que o produto foi aplicado “dentro” do joelho, como dito anteriormente, articular. Abaixo exemplos de como pode ser feito o procedimento.













Como dito anteriormente, podemos utilizar ultrassonografia para auxiliar o procedimento como ilustrado abaixo.





QUAIS TIPOS DE INFILTRAÇÃO EXISTEM?


Existe uma diversidade de produtos que pode ser aplicado no joelho. Corticóide foi um dos medicamentos mais aplicados antigamente até o surgimento do ácido hialurônico. Corticóide é um tipo de anti inflamatório que ajuda a diminuir a inflamação do joelho. Porém, com o passar dos anos, notou-se um efeito deletério do seu uso corriqueiro. Muitos estudos observaram que o corticoide apesar de aliviar a dor no curto prazo, aumentou a incidência e progressão da artrose.

Desta forma, o ácido hialurônico tornou-se uma opção eficaz no tratamento da dor e inflamação, sem este efeito indesejável do corticoide.

Além do ácido hialurônico, temos a opção de infiltração com solução glicosada, procedimento conhecido como proloterapia (Saiba mais sobre proloterapia).

E por fim, o surgimento dos ortobiológicos (saiba mais) tem se tornado promissor no tratamento da dor e inflamação tecidual. Um dos exemplos dos ortobiológicos é o plasma rico em plaqueta (PRP) e o aspirado de medula óssea (saiba mais).



O QUE É ÁCIDO HIALURONICO?

O ácido hialurônico é uma molécula encontrada em várias regiões do nosso corpo. Dentro do joelho, apresenta propriedades viscoelásticas que permitem funcionar como um lubrificante durante movimentos lentos e na absorção de choque durante movimentos rápidos. O ácido hialurônico também pode ter efeitos protetores da cartilagem e anti-inflamatórios, bem como contribuir para a produção e estruturação de outras substâncias importantes no joelho. Na artrose de joelho, condromalácia patelar e outros problemas da cartilagem, a produção e a degradação do ácido hialurônico natural está alterada.



QUAL A FUNÇÃO DA INFILTRAÇÃO DE JOELHO COM ÁCIDO HIALURÔNICO?


A infiltração de joelho com ácido hialurônico tem a função de melhorar os sintomas decorrente do desgaste da cartilagem. Tem como finalidade restaurar a concentração do ácido hialurônico articular, melhorando a inflamação e a função do joelho.



QUANDO É INDICADO A INFILTRAÇÃO COM ACIDO HIALURÔNICO?


A principal indicação é nos pacientes com artrose leve e moderada do joelho. Ajuda nos pacientes que falharam no tratamento conservador. É, também, bastante eficaz naquelas pacientes jovem, ativos, que apresentam dor em atividades de alto impacto e carga, como maratonistas e halterofilista.


De forma geral, ela é um importante aliado no tratamento de artrose e outras doenças da cartilagem do joelho, lembrando sempre de realizar o tratamento de forma completa com um acompanhamento médico, de um fisioterapeuta e um educador físico.



QUAL O RISCO DE FAZER INFILTRAÇÃO?


O procedimento de infiltração de joelho possui baixo índice de complicação e seus riscos são mínimos. O principal risco é de infecção local devido alguma contaminação por bactérias. Felizmente, isto é muito raro, e para diminuir esse risco, o procedimento deve ser realizado por um especialista com bastante cuidado na técnica e na assepsia. Outro risco mais comum, porém, menos perigoso, é de dor e inchaço após o procedimento. Esse sintoma geralmente desaparece em 24 a 48 horas. Muito importante evitar esforço e realizar gelo local para controle destes sintomas.



QUEM FAZ INFILTRAÇÃO TEM QUE FAZER REPOUSO?


O repouso não é mandatório e nem mesmo absoluto, porém orientamos ao paciente evitar esforço físico até 2 dias após o procedimento. Tem alguns medicamentos que necessitam de mais dias de repouso. Isto é individual, por isso é muito importante alinhar com o seu médico os cuidados após a infiltração



QUANTAS VEZES POSSO FAZER INFILTRAÇÃO?


A resposta é depende. Depende de qual medicamento foi colocado, nível de dor e até mesmo o peso do paciente. O joelho de um paciente de 50 kg é diferente de um joelho de um paciente de 100 kg. De forma geral, o procedimento pode ser feito a cada 6 meses. Tem medicamentos de dose única e de alto peso molecular. Neste caso, a infiltração pode ter um efeito mais duradouro, alcançando períodos acima de 6 meses.

Em contrapartida, existe ácido hialurônico de médio e baixo peso molecular com baixa concentração. Desta forma, a infiltração pode ser realizada semanalmente por 3 até 5 semanas. A vantagem desta opção é a menor incidência de sinovite (inflamação) e dor após a infiltração, porém com a inconveniência de ter que fazer mais de uma infiltração



QUEM NÃO PODE FAZER INFILTRAÇÃO?


Paciente com alergia a compostos do medicamento e alguma vigência de infecção bacteriana ativa na pele no entorno do joelho.



QUAL A DIFERENÇA ENTRE BLOQUEIO E INFILTRAÇÃO?


Como dito anteriormente, a infiltração é o ato de introduzir medicamentos, e no caso do joelho, o medicamento mais comum é o ácido hialurônico. Já o bloqueio significa injetar (infiltrar) medicamentos para anestesiar (bloquear) nervos que recebem a informação da dor. O bloqueio é um procedimento que visa exclusivamente o controlar a dor, já a infiltração, além de aliviar a dor, melhora a função do joelho. (Clique aqui para saber mais sobre bloqueio de joelho).


Para saber se a sua doença é possível de tratamento com infiltração com ácido hialurônico ou outros medicamentos, passe por uma avaliação de um especialista. Aqui na Cedot, clínica ortopédica especializada, você encontra profissionais capacitados.







REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS

Webner D, Huang Y, Hummer CD 3rd. Intraarticular Hyaluronic Acid Preparations for Knee Osteoarthritis: Are Some Better Than Others? Cartilage. 2021 Dec;13(1 suppl): 16195-16365. doi: 10.1177/19476035211817328. Epub 2021 May 28. PMID: 34844600; PMCID: PMC8888930.

Kaleka CC, Zucconi E, Vieira TDS, Secco M, Ferretti M, Cohen M. Evaluation of different commercial hyaluronic acids as a vehicle for injection of human adipose- derived mesenchymal stem cells. Rev Bras Ortop. 2018 Aug 2;53(5):557-563, doi: 10.1016/
j.rboe.2018.07.089. PMID: 30245994; PMCID: PMC5147760.
133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page