ARTROPLASTIA DE JOELHO

Atualizado: 12 de set. de 2023

Cirurgia de Prótese de Joelho

ÍNDICE

• O que é artroplastia total de joelho ou cirurgia de prótese de joelho?

A cirurgia de prótese de joelho consiste em um tratamento que substitui um joelho gasto por um material que é conhecido como prótese de joelho. A prótese de joelho é composta por um material de metal que reveste a superfície articular (cartilagem gasta) e um material de plástico, chamado de polietileno, que preenche o espaço entre os componentes de metal. (conforme figura abaixo)

Figura 1.: Imagem da esquerda demonstrando um joelho com desgaste da articulação do joelho devido artrose avançada. Imagem da direita demonstrando a substituição da articulação da tíbia e do fêmur por um metal. Entre os metais tem um componente de plástico.

Saiba mais como é feita a cirurgia de prótese total de joelho, clicando no link abaixo: ( https://acesse.dev/O3oAt)

• A cirurgia de prótese de total de joelho é indicada para qual paciente?

A cirurgia é um dos últimos recursos no tratamento de artrose grave do joelho. Geralmente é indicada quando há falha no tratamento conservador de artrose de joelho (Saiba Mais).

Ela é indicada quando o paciente apresenta dor e limitação para atividades diárias, como caminhar, levantar-se de uma cadeira e subir/descer escadas.

Figura 2.: Imagem da esquerda demonstrando deformidade em valgo (joelho para dentro) de ambos joelhos. Imagem da esquerda demonstrando deformidade em varo (joelho para fora) do joelho direito.

• Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de joelho?

O tempo varia de 1 até 3 meses de recuperação, podendo estender em alguns casos específicos. O tempo vai depender do tipo de cirurgia realizado e a evolução da reabilitação do paciente.

• Como é a recuperação da artroplastia de joelho?

A primeira fase da recuperação da cirurgia consiste na melhora da dor e do inchaço do joelho associado a um treino de caminhada. Geralmente acontece no primeiro mês de cirurgia e nessa fase ainda mantém o uso de muletas ou de andador. Após esse período, inicia-se o desuso do andador/muletas para caminhar, com progressão dos exercícios e ganho de amplitude de movimento do joelho. O paciente deve estar apto para realizar atividades diárias em dois a três meses. Lembrando que nem sempre o paciente irá conseguir dobrar completamente o joelho, isso vai depender do grau e tempo de evolução da artrose.

• Quais os tipos de artroplastia de joelho?

Existem 2 tipos de artroplastia de joelho: artroplastia total de joelho em que é realizado a troca da superfície articular completa da tíbia e do fêmur como já demonstrando anteriormente ou a artroplastia parcial de joelho em que é realizado a troca somente de uma parte da superfície articular. Este é um tipo menos comum de cirurgia, e existem 3 possibilidades neste caso: artroplastia parcial do compartimento medial, artroplastia parcial do compartimento lateral e artroplastia patelofemoral conforme figura abaixo.

• Como é a vida de uma pessoa com prótese no joelho? Volta a ter vida normal?

O objetivo da cirurgia é retornar ao paciente os hábitos cotidianos sem dor ou limitações. Na maioria das vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, podendo subir e descer escadas, agachar ou realizar outros movimentos do dia a dia. Inclusive, o paciente está apto para realizar algumas atividades físicas, como caminhada, natação, tênis, musculação, entre outros. O paciente deve evitar atividades de alto impacto como corrida ou exercícios com salto e rotação sobre o joelho.

• Quanto tempo dura uma prótese de joelho? Como eu sei que devo fazer a troca da prótese

O tempo médio de duração duma prótese de joelho é de 15 anos, podendo estender ate 25 anos. Este tempo é variável e depende da execução técnica da cirurgia e características clínicas do paciente. A troca da prótese acontece quando há uma soltura do material da prótese no osso. Essa soltura é identificada por exames de imagens como radiografia e tomografia computadorizada e geralmente o paciente apresenta dor. Muito importante identificar a causa dessa soltura, pois o tratamento pode mudar drasticamente.

Figura 4. Imagem de arquivo pessoal demonstrando uma prótese total de joelho, sem sinais de soltura da prótese

• Quais as possíveis complicações da artroplastia?

Como qualquer procedimento cirúrgico, existe risco de complicação após uma cirurgia de prótese de joelho. Os principais riscos são infecção precoce ou tardia da prótese total de joelho, trombose venosa profunda, rigidez do joelho, dor persistente, fraturas, instabilidade entre outros. Tais complicações são raras, principalmente as complicações mais graves. Para evita-las, é muito importante que as doenças prévias (ex.: diabetes) ou hábitos e vícios (ex.: alcoolismo e tabagismo), estejam controlados antes do procedimento, além da execução de uma cirurgia segura com ambiente hospitalar propício e o preparo da equipe cirúrgica.

FAQ - Perguntas Frequentes

Existe algum risco em adiar a cirurgia de prótese?

O principal problema em adiar a cirurgia de prótese é o convívio com a dor. Se esperar muito tempo, pode haver uma piora na deformidade do joelho.

O que pode ser feito para o tratamento de artrose do joelho além da cirurgia?

O que pode ser feito antes da cirurgia para aumentar o sucesso do procedimento?

Como é o preparo antes da cirurgia? O que devo fazer antes da cirurgia?

Qual tempo total da cirurgia? Que tipo de anestesia é realizada?

Quanto tempo fico no hospital depois da cirurgia?

Quais são os cuidados em casa após a cirurgia?